Notí­cias

11.10.2018

A trajetória de Pedro de Souto no MPRN e na AMPERN

O procurador de Justiça aposentado Pedro de Souto nasceu no dia 22 de julho de 1954 e ingressou no MPRN em 06 de maio de 1985, como Promotor de Justiça substituto com atuação nas promotorias de Macau, Pendências, Angicos e Santana do Matos. Mais tarde, também atuou nas comarcas de Arês, São Tomé, São Paulo do Potengi, Lages, Currais Novos e Natal.

Foi presidente da AMPERN (1992-1994) e membro integrante da Comissão Examinadora dos Concursos para ingresso na carreira do MP, nos anos de 1990 e 1994. Foi Chefe de Gabinete da PGJ, entre 1996 e 2002. Promovido a Procurador de Justiça no dia 10 de fevereiro de 1999 e exerceu as funções de Procurador-geral de Justiça Adjunto e integrante do Conselho Superior do Ministério Público.

Pedro de Souto teve, ao longo da sua carreira, várias atuações importantes, podendo, no âmbito institucional, serem destacadas a sua participação na elaboração do projeto que resultou na Lei Complementar Estadual nª 141/96 e na construção da sede do prédio da PGJ, no qual foi o presidente da primeira comissão de acompanhamento da obra. Além disso, como Presidente da AMPERN (1992-1994), participou intensa e ativamente dos trabalhos da CONAMP, discutindo, lutando e conseguindo a aprovação da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93).

Pedro Souto se aposentou do MPRN no dia 01 de abril de 2016. Neste ano, a AMPERN prestou uma homenagem ao associado em virtude de sua aposentadoria, pelo então presidente Eudo Rodrigues Leite, por ocasião do término do seu mandato na entidade e posse da primeira gestão do atual presidente Fernando Batista de Vasconcelos.

“O ministério Público, para mim, foi e sempre será um porto seguro para realizações pessoais e profissionais, porque aqui pude concretizar sonhos, materializar projetos e fazer amigos. Penso que colaborei, a tempo e modo, para honrar o nome da Instituição. Acho que não decepcionei e se o fiz em algum momento, tenham certeza, não foi com dolo e, por isso, mereço ser absolvido, assim espero. Mudarei o foco, porém continuarei carregando as cores institucionais, como de costume. Um forte abraço para todos”.

(Pedro de Souto. Depoimento à Revista da AMPERN, edição nº 14 – maio/2016)

PARCEIROS