Notí­cias

20.12.2019

AMPERN fecha acordo com a Unimed para o reajuste anual do contrato 607

A AMPERN fechou acordo com a Unimed Natal para o reajuste anual do contrato 607 (o mais antigo) com a UNIMED, no percentual de 15,63%, que valerá a partir de fevereiro de 2020.

De acordo com o relatório de utilização dos serviços encaminhados à AMPERN pela Unimed, o contrato encontra-se atualmente com índice de sinistralidade de 83,17%, muito acima do estabelecido no contrato, que é de 70%. Diante disso, a Unimed propôs um reajuste de 27,55%, com base em cálculo atuarial produzido pela referida cooperativa médica.

A sinistralidade é a soma da utilização do plano de saúde pelos usuários (cirurgias, consultas, exames, etc). Assim, quanto mais os usuários realizam consultas, exames e demais procedimentos cobertos pelo plano, maior será o valor do reajuste.

Após longa negociação foi possível obter um acordo no percentual de 15,63%, valor que permitirá um equilíbrio contratual e, possivelmente, evitará reajustes maiores no futuro.

Os planos de saúde coletivos, como os contratados pela AMPERN, são regulados pela ANS e pela Lei nº 9.656/98, e diferente dos planos individuais, os reajustes não são definidos pela Agência, mas sim por meio de negociação entre a contratante e a operadora do plano de saúde

Assim, o reajuste anual é aplicado conforme as normas contratuais definidas entre a AMPERN e a Unimed, sendo a taxa de sinistralidade o principal elemento para a definição do percentual de reajuste a ser aplicado.

Mesmo com o reajuste aplicado, o contrato da Unimed com a AMPERN mostra-se ainda muito vantajoso em relação aos planos individuais da própria Unimed, cujos custos são bem mais elevados, conforme pode-se ver pelas tabelas abaixo.

Os planos individuais comercializados pela Unimed (alguns inclusive com coparticipação) atualmente têm os seguintes valores:

PARCEIROS