Notí­cias

25.10.2019

AMPERN prestigia cerimônia de posse de Rinaldo Reis como conselheiro do CNMP

O presidente da AMPERN prestigiou, na última terça-feira (22/10), a posse do ex-Procurador-Geral de Justiça do MPRN e ex-presidente da AMPERN, Rinaldo Reis, como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2019-2021. Rinaldo Reis é o primeiro conselheiro do CNMP oriundo do MPRN.

Na ocasião também foram empossados os conselheiros Sebastião Caixeta, Silvio Amorim e Oswaldo D’Albuquerque. A solenidade de posse, que ocorreu na sede do Conselho, em Brasília, foi conduzida pelo presidente do CNMP, Augusto Aras. Do MPRN, além do presidente da AMPERN, Fernando Vasconcelos, esteve presente também o Promotor de Justiça e ex-PGJ do MPRN José Augusto Peres.

Dos quatro conselheiros, dois vão exercer o segundo mandato: Sebastião Caixeta, que representa o Ministério Público do Trabalho, e Silvio Amorim, que ocupa a vaga destinada ao Ministério Público Federal. Oswaldo D’Albuquerque, do Acre, e Rinaldo Reis, do Rio Grande do Norte, ocupam vagas do Ministério Público Estadual.

Durante a solenidade, o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras, destacou que há, a cada dia, a consciência do Ministério Público brasileiro de que a sua unidade é o caminho necessário para o fortalecimento e para a preservação das prerrogativas e das garantias constitucionais da instituição.

Aras complementou esperar “que este seja o momento da unidade do MP brasileiro. E que esta unidade se manifeste para alcançar outras instituições do sistema de justiça e que ao final da nossa jornada a semente frutifique. Tenho a convicção de que cada membro desse colegiado traz conhecimento, experiência, maturidade, senso de civilidade e de responsabilidade, que haverá de nos conduzir ao cumprimento do propósito, que é a permanente busca do bem comum”.

O conselheiro Rinaldo Reis afirmou que “o CNMP precisa ter uma Corregedoria forte e atuante, mas precisa ter, também, outras pautas, como orientar o Ministério Público na sua vocação da defesa dos interesses da sociedade”.

A AMPERN, mais uma vez, parabeniza ao associado Rinaldo Reis Lima, desejando todo êxito na nova missão.

 

 

PARCEIROS