Notí­cias

17.05.2019

AMPERN se reúne com a Unimed para discutir adesão ao contrato do serviço Unimed Aeromédica

O presidente da AMPERN, Fernando Vasconcelos, se reuniu na última quarta-feira (15/05), com representantes da Unimed para discutir a possibilidade de adesão da entidade ao “Unimed Aeromédica”, que presta serviços médicos de remoção e assistência médica aérea e/ou terrestre de urgência.

O custo mensal do serviço deverá ficar em R$ 7,90 por usuário, e o prazo de carência incialmente é de 90 dias, mas será negociado a redução.

O transporte aéreo da Unimed Aeromédica é a transferência ou remoção pacientes graves por meio de aeronaves de um hospital para outro hospital com maior recurso para resolutividade médica, denominado também de transporte inter-hospitalar.

Todos os transportes realizados pela Unimed Aeromédica são acompanhados por um médico e um enfermeiro especializados em Medicina Aeroespacial e capacitados em cursos no Brasil e no exterior.

Suas atividades consistem em:

Transferência de Urgência

Acontece quando o local em que o paciente se encontra não possui recursos para o tratamento e ele necessita ser transferido para o hospital mais próximo e que ofereça os recursos adequados. Para isso, é necessário que o quadro clínico permita o transporte/remoção e que seja indicada a necessidade de remoção em estrutura UTI aérea/terrestre. (*)

Repatriamento (retorno ao local de domicílio)

Remoção que tem como objetivo o retorno à cidade de domicílio do paciente para continuidade do tratamento. Ocorre quando este retorno oferece reais benefícios de recuperação, sendo necessário que o quadro clínico permita o transporte/remoção, e que sejam cumpridos os requisitos para remoção, bem como, seja imprescindível a necessidade do transporte em estrutura UTI aérea/terrestre.

Transporte Neonatal

A equipe médica da Unimed Aeromédica é treinada para realizar o transporte de recém-nascidos com total eficiência e segurança. As aeronaves e ambulâncias são equipadas com aparelhos modernos e indispensáveis para a realização desse tipo de serviço, incluindo incubadoras, que mantêm a temperatura do bebê estável durante todo o trajeto, o que é de fundamental importância para que o procedimento seja realizado com sucesso. O acompanhamento é feito por um neonatologista preparado para atuar nesse tipo de transporte.

As remoções são realizadas mediante indicação médica por parte da Unimed Aeromédica, providência de vaga pelo médico solicitante e sua confirmação, observadas sempre as condições técnicas de transporte e critérios contratuais.

Nas próximas semanas a AMPERN deverá assinar o contrato do serviço e disponibilizará para adesão dos associados que desejarem.

PARCEIROS