Notí­cias

20.09.2019

CNMP apoia concurso do PNUD sobre propostas de jogos digitais contra corrupção

Com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lança concurso para recebimento de propostas para elaboração de jogos digitais que visam à transparência, à participação social e à prevenção da corrupção. As inscrições ocorrem até o dia 13 de outubro.

O tema central foi escolhido com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030, que tem como meta promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

O game deve ser de interesse público e ser relacionado a um dos seguintes temas: estímulo a crianças, adolescentes e jovens para refletirem sobre o que é comportamento ético, e a importância de se monitorarem as políticas e orçamentos públicos em prol de uma sociedade mais pacífica, justa e inclusiva; fomento à transparência e à cidadania participativa em todos os poderes e todas as esferas de governo.

Outros temas sugeridos incluem criação de um ecossistema de solidariedade, colaboração mútua e coesão social para melhorar a eficácia na solução de problemas que exigem ação coletiva e possam atuar na promoção de transparência/prevenção à corrupção; combate e prevenção à corrupção como elemento crucial para o desenvolvimento sustentável; fomento à cultura da integridade e responsabilidade.

O game deve contemplar as plataformas Android, IOS e linguagem HTML5. O vencedor — pessoa física, jurídica ou grupo de pessoas — deve ter disponibilidade para participar da cerimônia de celebração da iniciativa, em 9 de dezembro, em Brasília. As despesas de translado nacional, acomodação e alimentação serão custeadas pelo PNUD.

As candidaturas deverão ser enviadas conforme descrito no edital para michelle.santos@undp.org, até às 23 horas e 59 minutos de 13 de outubro. O resultado final será divulgado em 30 de outubro.

Memorando de entendimento

O apoio é um dos desdobramentos do memorando de entendimento firmado entre o Conselho e o PNUD, em 12 de julho deste ano, assinado pela então presidente do CNMP, Raquel Dodge, e pela representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta.

O documento destaca a importância da implementação da Agenda 2030 e principalmente da ODS 16. Na assinatura, as partes se comprometeram a trocar informações regularmente para garantir o alinhamento da atuação, além de realizar reuniões e enviar representantes das respectivas instituições para participar de eventos organizados pelo CNMP ou PNUD.

O acordo tem vigência de dois anos.

Confira aqui o edital do concurso.

PARCEIROS