Notí­cias

01.04.2019

Comissão das Mulheres da CONAMP reúne-se com parlamentares em Brasília

As integrantes da Comissão de Mulheres da CONAMP participaram, na semana passada, de agenda em Brasília. Além da reunião ordinária, foi promovido um encontro com parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional. A vice-presidente da AMPERN, Juliana Limeira, participou da reunião e do encontro.

A 2ª reunião ordinária da Comissão teve como principal ponto de pauta o desenvolvimento de estratégias que visem a maior participação feminina na vida associativa. Também foram discutidas a viabilidade da criação de Diretorias de Mulheres nas associações estaduais – de acordo com a realidade de cada Estado –, e a realização de eventos esportivos de âmbito nacional voltados para as mulheres.

Foi apresentada também uma proposta que estabelece políticas institucionais concretas para Promotoras e Procuradoras gestantes e lactantes que permitam a compatibilização do desempenho das funções ministeriais com a maternidade. Foram pautados, ainda, temas como a participação feminina nos cargos de chefia do Ministério Público, a participação da Comissão nas discussões acerca da Reforma da Previdência e a periodicidade das reuniões.

O último dia em Brasília foi de encontros com parlamentares da bancada feminina no Congresso. As integrantes da comissão foram recebidas pelas Senadoras Maria do Carmo Alves (SE) e Eliziane Gama (MA), e pela Deputada Federal Marília Arraes (PE). Foi realizada, ainda, uma reunião na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Participaram do encontro as Deputadas Federais Aline Gurgel (AP), Tabata Amaral (SP), Natália Bonavides (RN), Leandre Dal Ponte (PR) – que também ocupa o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados – e Soraya Santos (RJ), 1ª Secretária da Câmara.

Fonte: ACMP

Fotos: CONAMP

PARCEIROS