Notí­cias

31.08.2018

Corrida do MPRN adota o Lar da Vovozinha

A Corrida do MPRN pretende estimular, além da prática de esporte e cuidados com a saúde, a consciência social em cada pessoa. Para isso, foi firmada parceria com a instituição de longa permanência de idosos, o Lar da Vovozinha.

Todos os corredores inscritos, no ato de recebimento dos kits, devem levar uma lata de leite em pó para doação. “Hoje atendemos 40 idosas, e a principal necessidade na alimentação delas é o leite”, explica a assessora de comunicação da instituição, Manoela Moreira.

Há 37 anos, o Lar da Vovozinha dá apoio e abrigo a idosas que chegam à instituição de várias formas: moradoras de rua encaminhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de ações intermediadas pelo Ministério Público, de familiares e, até mesmo, por inciativa própria. No entanto, atualmente a capacidade do Lar está esgotada.

Manoela explica que, para manter as idosas, a casa tem um custo muito alto, não apenas com as seis refeições diárias que cada uma recebe. Mas existe uma equipe de profissionais das áreas de assistência social, fisioterapia, enfermagem e os cuidadores.

Além disso, há os custos com a manutenção do prédio, energia, água e funcionamento de uma enfermaria com, pelo menos, três técnicos de enfermagem de plantão. E, para manter a qualidade dos serviços prestados às idosas o engajamento social e o apoio das pessoas são fundamentais.

Como forma de despertar esse sentimento de solidariedade e responsabilidade social, os organizadores da Corrida do MPRN convidam os atletas a praticarem esse gesto de ajuda. A doação é voluntária, mas é decisiva para a alegria dessas vovozinhas.

“Sabemos que nunca vamos substituir a família, mas tudo que pudermos fazer para oferecer carinho, atenção e acolhimento para elas, nós faremos. Todos os dias nos esforçamos para transformar nosso lar numa verdadeira família para elas, porque isso é o que foi tirado de muitas delas”, afirmou Manoela Moreira.

A Corrida do MPRN está com as inscrições abertas através do site www.corridamprn.com.br e será realizada no dia 8 de dezembro. São dois percursos disponíveis, 10km e 5km, com largada às 16h no Anfiteatro da UFRN. O valor da inscrição é de R$ 75 no primeiro lote, que vai até o dia 31 de outubro.

PARCEIROS