Notí­cias

11.10.2018

Depoimentos de amigos do MPRN sobre PEDRO DE SOUTO

Diversos membros do MPRN postaram em suas redes sociais e grupos de Whatsapp depoimentos sobre Pedro de Souto, registrando passagens se sua trajetória. O AMPERNEWS coletou alguns deles e publica abaixo:

Herbert Pereira Bezerra (17º Procurador de Justiça):

Querido e dileto amigo, sou agradecido ao bom Deus por ter o conhecido e convivido por muitos e muitos anos usufruindo da sua larga experiência de vida e conhecimento jurídico.

O conheci antes mesmo do meu ingresso no MPRN, nas reuniões do Instituto de Estudos Jurídicos ao lado de grandes juristas deste Estado, quando ali já se destacava pela visão humanística ganhando a nossa admiração. Posteriormente, voltamos a nos encontrar na Comarca de Macaíba quando coincidentemente fomos designados para contribuir com a realização da pauta de júri.

Daí em diante, voltava os olhos para esse ilustre colega que tinha como objetivo aprender e compartilhar conhecimento com todos que o procuravam de forma prazerosa, motivo que o levou a presidência da querida Associação do Ministério Público e reconhecimento no exercício do magistério.

A admiração por esse homem simples, de grandeza imensurável, aliado a oportunidade de convívio profissional, alargou a amizade, propiciou a conhecer sua valiosa e exemplar família, que sempre o apoiou em suas inestimáveis ações voltadas a servir ao próximo de forma muito concreta desde a fundação da ONG “Nova Baraúna”, voltada para o apoio cultural e desportivo aos jovens, destacando-se também como amante da natureza com a criação de uma reserva florestal a qual agasalhava animais abandonados naquele sertão de Baraúna/PB.

Chegado o momento de sua aposentadoria, buscou “adotar” uma escola pública de forma voluntária, nos revelando a necessidade dos alunos para manter atividades culturais e desportivas como forma de contribuir para a formação de verdadeiros cidadãos. Ao realizar a instalação de rede de proteção na quadra desportiva que havia recuperado, sofreu o acidente que o levou para a eternidade.

As sementes plantadas através de seus ensinamentos, conselhos e atitudes concretas, irradiaram e sempre irradiarão bons frutos para a formação dos seus filhos, netos, amigos e todos aqueles que possam vivenciar os benefícios dos seus gestos de homem voltado para o bem comum, como forma de semear o amor ao próximo.

Estimado amigo, siga a nova trajetória de vida com tamanha liberdade como a experiência feliz que tive de assistir o canto dos pássaros que circulavam livremente nos arredores do alpendre de sua casa de fazenda, como forma de lhe agradecer pelo gesto tão nobre de libertá-las dos cativeiros, as devolvendo à natureza.

José Alves da Silva (4º Procurador de Justiça e ex-PGJ):

Falar de bem de Pedro de Souto é fácil para todos que o conhecemos. O conheci inicialmente com membro da comissão do meu concurso de ingresso no MPRN (turma de 1994), e de Iadya também. Sempre gentil e nos passando tranquilidade com suas palavras encorajadoras e serenas. Após o ingresso, sempre o tive como conselheiro e amigo. Além dos vários cargos que exerceu, tão bem lembrados por Anísio, lembro também de sua dedicação para com a nossa sede, como presidente da comissão de construção, que tive a grata satisfação de assumir na gestão de Fernando. Naquela ocasião, conversei com ele e disse-lhe que teria à frente da construção da nossa sede o mesmo zelo e dedicação que ele tinha. Fiz o que pude para estar à altura do trabalho dele. Assisti a última sessão do CPJ da qual ele participou e o vi chorar de emoção ao deixar o nosso MPRN. Eu já sabia, mas ali constatei, mais uma vez, desta feita nas lágrimas dele, o quanto amava o nosso MPRN. A última vez que tive o prazer de estar com ele e abraçá-lo foi na Meia Maratona do Sol, em 15 de setembro último, quando corremos juntos. Partiu fazendo o que sempre fez: o bem. Você nos deixou fisicamente, mas é eterno em nossa memória. Descanse em paz meu amigo.

Anísio Marinho (Corregedor-Geral do MPRN e ex-PGJ):

Pedro Souto não morreu, nasceu para a vida eterna. O paraibano ilustre de Cuité que dedicou sua vida ao MPRN, a cátedra, aos jovens necessitados, a sua família. O solidário, o amigo, o fraternal irmão de todas as horas, o filho pródigo, o marido, o pai, o avô, o grande amigo de todos. Nesses momentos de dor, sinto que morremos um pouco, temos que lembrar da trajetória vitoriosa desse líder do MPRN que parte desta vida para orar por todos nós na morada do Pai. Estamos órfãos, porém a crença de que Pedro Souto onde estiver estará orando por todo o MPRN nos leva a certeza de que morreu um grande homem paraibano, que será sempre exemplo para as nossas gerações. Meu irmão Pedro Souto vai em paz e cumpra a glória da eternidade que conquistastes na terra. Que Deus o acolha em sua nova morada! Espírito de Alta Luz que a todos contagiava com seu trabalho devotado as causas sociais, de grande atuação no nosso MPRN, onde foi Chefe de Gabinete, Procurador-Geral Adjunto, Presidente da AMPERN, e sempre disposto a ajudar aos mais carentes.

Alexandre Cunha Lima (59ª NATAL – Promotor-Corregedor):

Notícia muito triste, pois Pedro Souto era uma pessoa do bem e tinha saúde para viver 100 anos.  Conheci Pedro de Souto desde do período que eu era funcionário do Ministério Pública e todas as lembranças que eu tenho dele são positivas, uma pessoa educada e do bem. Aposentou-se e continuou servindo   à sociedade de forma voluntária. Ou seja, não abandonou a camisa do Ministério Público e provou, depois de aposentado, ao prestar serviços voluntários à sociedade, que ele era um autêntico membro do Ministério Público, vocacionado pela carreira que escolheu.  Pedro não morreu, pois fez história no Ministério Público, fez amigos, plantou sementes em solos férteis e estará sempre presente em nossas mentes.

Leonardo Cartaxo (Promotor de Justiça):

Uma perda inestimável para o Ministério Público Potiguar. Acidentou-se num momento em que estava ajudando os mais necessitados. Nossos sentimentos à família nesse momento de perda, com certeza, Deus o reservou um bom lugar.

Rinaldo Reis Lima (Ex-PGJ e ex-presidente da AMPERN):

Todos que o conheceram têm boas recordações dele. Pedro Souto foi grande orientador e também amigo de todos da minha turma de 1997, época em que foi Chefe de Gabinete. Deus o receberá.

Carlos Augusto Caio dos Santos Fernandes (Procurador de Justiça aposentado):

Aos amigos, colegas, associados e familiares.  
Recebi com imensa dor a notícia postada, hoje, dando conta do desenlace do amigo e colega Pedro Souto, a quem, de forma particular e carinhosa, o tratava como doutor ‘Pedro de La Souto’. Pois bem. Dizem que as pessoas boas, de boa índole, partem cedo. Partiu mais um amigo, bom, fraterno, carinhoso, Leal, silente cada vez mais que o tempo passava. A razão. Ou razões? Não consigo imaginar. Creio que o mutismo até certo ponto por mim exagerado tenha sido em razão da conquista, imagino, do descortino de imagens e projetos que já não estavam neste plano. Estou indo ali para apadrinhar o casamento de um sobrinho. Farei de tudo para beijar o corpo sem vida do amigo, ato meramente simbólico, sabedor de que ele não mais está aqui, conosco!

Acaso não possa fazê-lo, via oração, a ele dou o meu carinhoso até logo. Aos familiares, viúva, filhos, a todos, o meu pesar, mas sempre jungido à constatação que deveria ser única: ninguém jamais saberá os desígnios de Deus! Fica com Ele, amigo. Com certeza estás na excelência das companhias.

Hebe Marinho (Procuradora de Justiça aposentada):

Deus o acolherá como um pai recebe um filho. A tristeza pela perda do amigo e do colega nos leva ser solidários e presentes junto a sua família.

Ieda Martins Guedes (Procuradora de Justiça Aposentada):

Muita força espiritual e fé para confortar Vilma filhos parentes e amigos, num momento de imensa dor com a partida precoce de nosso querido colega/amigo Pedro de Souto!!!
Que DEUS o receba em sua nova morada com muita LUZ e PAZ. Saudades eternas.

Raimundo Sílvio (58º Promotor de Justiça da Comarca de Natal):

Pedro era mesmo um ser humano muito iluminado. Ele tinha um tratamento muito acolhedor com todos nós da turma de 94. Descanse em paz, amigo, você deixou uma lição de vida inspiradora!!!

Heloisa Sá dos Santos (Procuradora de Justiça aposentada):

Convivemos por muitos anos com aquela serenidade, sempre cordial, a nos receber com carinho e agua fluidificada que preparava com orações e gratidão a Deus. Lembra, Alexandre? 
Pedro é um desses amigos que Deus nos empresta para nos sentirmos confiantes incentivados e acolhidos! Estamos devolvendo essa Luz aos Céus, que sempre brilhará do Alto sobre aqueles que com ele compartilham do Bem e da Verdade! Que ele receba de nossos corações as nossas melhores vibrações de paz, luz e consciência do dever cumprido na Terra! Te amamos, Pedro!!!

Humberto Pires (Procurador de Justiça aposentado):

Hoje cedo ao abrir minha janela, de frente para as dunas do Tirol, com o sol brilhante iluminando o verde, lembrei-me do meu amigo Pedro de Souto. O quanto ele, como eu, gosta de correr no Bosque dos Namorados, local onde nos encontrávamos, aleatoriamente! Fiquei triste ao lembrar que ele não irá mais desfrutar desta bela paisagem nem poder praticar atividades físicas neste local! É muito triste ver um amigo com tanto vigor, jovem e com plena saúde física e mental, ir embora viver em outros planos, deixando a vida terrena, sua família e amigos! Que ele descanse em paz! Que Deus console Vilma, filhos, amigos e demais familiares!

Rozana Fagundes (23º Promotora de Justiça da Comarca de Natal):

Costumo dizer que gente boa não podemos, nem devemos perder de vista. Em 1994, ano de pertencer, de integrar o MPRN, tive a honra e o privilégio de conhecer uma pessoa do bem e de bem. Nunca mais a perdi de vista. Sempre uma grande alegria a cada encontro. Não estarei aí meu amigo Pedro, para o nosso último encontro nesta terra física que habitamos, mas o que nos uniu, levarei comigo todos os dias. Vai em paz, deixando seus familiares e amigos com uma grande dor, é verdade, mas também o conforto dos melhores sentimentos que você semeou, plantou e colheu tão lindamente entre nós. Vilminha querida, como eu queria estar aí e te manter um pouco entre os meus braços!

 

PARCEIROS