Notí­cias

17.07.2019

Dois projetos do MPRN são finalistas do Prêmio CNMP 2019

A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou os 27 projetos finalistas das nove categorias do Prêmio CNMP 2019. O Ministério Público do Rio Grande do Norte classificou dois projetos: “Guardiã Maria da Penha”, inscrito na categoria Redução da Criminalidade, e “MP Inteligente: processo de planejamento e gestão fundamental na informação”, na categoria Unidade e eficiência na atuação institucional e operacional.

Nas últimas edições da premiação, o MPRN venceu concorrendo com projetos relevantes nas mais diversas categorias (confira ao final desta matéria os projetos do MPRN vencedores do Prêmio CNMP).  

Em cada categoria três projetos disputam o primeiro lugar. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de agosto, durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

Nesta edição, 1.030 projetos concorreram em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Integram a Comissão Julgadora da premiação os conselheiros do CNMP e instituições como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM); a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT); a comunidade acadêmica; o Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público da União (CDEMP); o Colégio de Diretores de Escola do Ministério Público da União (ESMPU); o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT); a Delegação da União Europeia no Brasil; o Instituto Maria da Penha, entre outros.

Clique aqui para ver os finalistas. Os projetos estão ordenados pelo número de inscrição no Banco Nacional de Projetos.

O Prêmio CNMP foi instituído por meio da Resolução n° 94, de 22 de maio de 2013, para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Conheça os projetos do MPRN vencedores nas últimas edições do Prêmio CNMP

2018 - O destaque do Prêmio CNMP 2018 foi o projeto “Diálogos sobre Autocomposição: difusão da solução consensual de conflitos”, vencedor da categoria “unidade e eficiência da atuação institucional”. O projeto teve como meta implementar a Política Nacional de Incentivo à Autocomposição na rotina funcional de Promotorias e Procuradorias de Justiça. Essa nova forma de atuação do Ministério Público é uma prioridade na instituição, pois se concentra no preceito da resolutividade, que busca soluções realmente efetivas. Com a aplicação das técnicas de autocomposição, os processos ganham agilidade, as partes têm a possibilidade de um acordo que as satisfaçam e se evita um longo trâmite judicial, que poderia representar gastos públicos e desgastes para os envolvidos.

Outras três iniciativas do MPRN conquistaram o terceiro lugar nas suas respectivas categorias: o projeto “Abrace Vidas - serviço de acolhimento em família acolhedora” (categoria Indução de Políticas Públicas), “Sinapses” (categoria Operacional e Redução da Criminalidade) e “Evidência” (categoria Tecnologia da informação).

2017 – Dois projetos conquistaram o primeiro lugar nas categorias “Tecnologia da Informação” e “Profissionalização da Gestão”, respectivamente: “Matilha: módulo de gestão e análise de vínculos” e “Recrutalento: seleção meritocrática para cargos de provimento em comissão”.

2016 – O MPRN conquistou quatro prêmios:
Projeto “Nascer com Dignidade”, categoria “Indução de Políticas Públicas” (1º lugar);
“Grupo Reflexivo de Homens: Por uma atitude de paz”, categoria “Redução da Criminalidade” (1º lugar); “MP NÃO PARA – Núcleo de Apoio Administrativo Volante”, categoria “Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional” (1º lugar), e“Transformando Destinos”, categoria “Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional” (2º lugar).

2015 - O projeto “Implantação da videoconferência no MPRN”, conquistou o segundo lugar na categoria “Tecnologia da Informação”.

2014 – O projeto “Amigo Verde – Gramorezinho” (3º lugar na categoria Transformação Social) e o “projeto de adequação ambientação de Postos de Combustíveis” (2º lugar na categoria Indução de Políticas Públicas).

2013 – “Notícia Cidadã” - categoria “Comunicação e Relacionamento”.

PARCEIROS