Notí­cias

26.07.2019

Leandro Karnal é destaque do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do MP

O historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Karnal é o convidado especial do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reunirá 500 membros e servidores do Ministério Público em Brasília, nos dias 22 e 23 de agosto. O evento será realizado no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União, e terá como tema “Ministério Público e Agenda 2030: resolutividade e os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

Intitulada “Cinco atitudes transformadoras”, a palestra de Karnal ocorrerá no dia 23, a partir das 11 horas, e encerrará o evento. Ele fará uma reflexão sobre como lidar com o desafio de um mundo complexo e com crescente demanda de competências. A plateia conhecerá iniciativas que podem mudar as pessoas e as instituições, tornando-as mais eficientes.

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal é um dos mais solicitados palestrantes do Brasil. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos do país, como O Inferno Somos Nós; Todos Contra Todos; Crer ou Não Crer; O Dilema do Porco Espinho e o recentemente lançado O Que Aprendi com Hamlet. Ele também é colunista semanal no jornal O Estado de São Paulo.

Programação - O 10º Congresso Brasileiro de Gestão do MP abordará diversas temáticas, como comunicação digital inclusiva, uso da tecnologia em investigações complexas, integridade na Administração Pública, perspectivas de gênero e raça no Ministério Público, processamento de textos com inteligência artificial, entre outras.

Além de Leandro Karnal, outra palestrante destaque já confirmada é a representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Katyna Argueta. Hondurenha, ela é especialista em gestão e administração, e falará sobre o tema “A Agenda 2030 e o Ministério Público”.

As inscrições para o congresso estão abertas até 9 de agosto, por meio do sistema de inscrições do CNMP. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail congresso@cnmp.mp.br.

Clique aqui para ver a programação preliminar.

Temática - A proposta do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do MP é incentivar discussões sobre formas de se alcançar, no âmbito do Ministério Público, a promoção da resolutividade em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, em especial, ao ODS 16, cujo tema principal é “Paz, Justiça e instituições fortes”.

A Agenda 2030 é um plano de ação pelo qual 193 países se comprometeram a tomar medidas para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos e todas, dentro dos limites do planeta.

Prêmio CNMP – No dia 22 de agosto, pela manhã, após a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do MP, será realizada a cerimônia de premiação dos finalistas da sétima edição do Prêmio CNMP 2019. O objetivo é dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Fonte: CNMP/Imprensa

PARCEIROS