Notí­cias

11.10.2018

O Trabalho social e voluntário de Pedro Souto: a Ong Nova Baraúna e o trabalho no CENEP

Após a sua aposentadoria, Pedro de Souto passou a se dedicar a atividades voluntárias, abraçando projetos e causas sociais.

A Ong Nova Baraúna

Entre os vários trabalhos sociais e voluntários que realizou ao longo de sua vida, Pedro Souto fundou a ONG Nova Baraúna, na sua cidade natal, com o intuito de ajudar a população baraunense.

Instituída em outubro de 2005, a ONG Nova Baraúna é uma organização sem fins lucrativos que incentiva, produz e promove projetos e programas destinados a estimular e conscientizar a comunidade para o exercício da cidadania, especialmente os jovens, criando as condições mínimas para os residentes no município, sem qualquer distinção, incentivando e patrocinando o interesse dessas pessoas.

Com essa intenção oferece uma biblioteca composta por acervo diversificado de livros didáticos dos diversos graus, inclusive superior, contando ainda com excelente variedade de literatura clássica dos mais renomados autores brasileiros e estrangeiros além de revistas atualizadas com os últimos assuntos veiculados. Proporciona, igualmente, oportunidades através da música, fornecendo instrumentos diversos e cursos. Destaca-se também a área de esportes através de artes marciais, futebol e atletismo, principalmente corridas de rua. (Fontes: Facebook Baraúna Linda e www.ongnovabarauna.org.br).

 

O Trabalho no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire - CENEP

O Promotor da Educação da Comarca de Natal Raimundo Caio dos Santos, em despacho recente em procedimento no qual atuou, revela como se deu o início do trabalho voluntário de Pedro de Souto na escola CENEP:

“No início deste ano (2018), Dr. Pedro de Souto, Procurador de Justiça aposentado, entrou em contato com o titular desta 78ª PJ, para que a promotoria informasse se havia uma Escola Estadual com gestão administrativa e pedagógica eficiente para que o mesmo realizasse uma visita com a finalidade de avaliar a possibilidade ou não de ‘adotar’ a escola para a realização de uma ação filantrópica voltada para atividades esportivas.

Assim, tendo em vista a atual gestão administrativa e pedagógica do CENEP, após intensa atuação deste órgão ministerial com a instauração de diversos processos administrativos em desfavor dos ex-gestores e o afastamento dos mesmos que resultou na nomeação da Sra. Marcelle Noronha como interventora, informei ao Dr. Pedro de Souto que apesar de existirem diversas escolas em Natal com boa organização administrativa e pedagógica, uma delas em particular havia passado por um processo de reformulação nas atividades administrativas e pedagógicas, qual seja, o CENEP.

No dia 28 de setembro do corrente ano, a promotoria de Justiça recebeu um convite para conhecer o resultado de uma ação filantrópica do Dr. Pedro de Souto no interior do CENEP. Ao realizar a visita à escola, fui surpreendido com a existência de uma quadra de esportes bem construída, assim como aparelhos de ginástica novos instalados, dentre outros equipamentos esportivos de excelente qualidade e todos doados pelo Dr. Pedro de Souto.

(...) Registre-se, ainda, que Dr. Pedro de Souto argumentou que queria retribuir ao povo do RN o que estivesse ao seu alcance pela oportunidade que teve ao se tornar membro do MPRN”.

No Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, escola pública localizada na Rua Trairi, Petrópolis, nesta Capital, o procurador de Justiça aposentado e associado da AMPERN, Pedro Souto, realizou e custeou a reforma e ampliação de espaços úteis da quadra poliesportiva, promoveu a transformação de um espaço em desuso em sala de livros, sala de xadrez e sala de artes marciais. Adquiriu materiais para as aulas de xadrez e artes marciais. Contribuiu ainda com as vestimentas para apresentação folclórica do grupo de artes e do desfile cívico oficial do dia 07 de setembro.

Conscientizou os alunos nos cuidados com o meio ambiente, por meio da implantação de várias lixeiras nos entornos da quadra poliesportiva, e iniciou o processo de compostagem a partir de cascas de frutas eliminadas pela escola, para posterior formação da horta.

Diretora do CENEP destaca atuação de Pedro de Souto

A Diretora-geral do CENEP, Marcelle de Lucena Noronha Moura, em discurso da durante a inauguração da quadra poliesportiva da escola, no dia 27 de setembro de 2018, assim se referiu a Pedro de Souto:

“Esse grande investimento que o CENEP está recebendo hoje é fruto do trabalho e dedicação da ONG NOVA BARAÚNA, na pessoa do Dr. Pedro Souto, a quem temos a honra de hoje chamar AMIGO. Essa é a nossa nova casa! Um ambiente educativo digno do compromisso e da dedicação dele com a Educação oferecida aos nossos alunos.

Destaco neste ato a presença e a contribuição significativa para a realização dessa obra, ao Excelentíssimo Promotor de Justiça da Educação, Dr. Raimundo Caio dos Santos, que através de sua constante atenção aos ocorridos em nossa escola, dedicou atenção especial em oferecer nossos esforços e juntos nos unir à ONG NOVA BARAÚNA para realizarmos estas melhorias. Obrigada Dr. Caio pela confiança e respeito ao nosso trabalho, saiba que a recíproca é verdadeira e o nosso carinho pelo senhor é explicitamente de palavras e coração.

Ao Dr. Pedro Souto, rendemos agradecimento pelo seu trabalho árduo e incansável, muitas vezes no anonimato, confundido até com um engenheiro da secretaria de educação. Contribuiu com êxito para que tudo ficasse e fosse executado da melhor maneira possível. Sempre preocupado com o bem-estar dos alunos, com a organização da escola e, sobretudo, melhoria da qualidade da nossa educação tão sofrida e desgastada pela falta de incentivo dos nossos governantes. Rendo homenagens à sua simplicidade em estar todos os dias aqui oferecendo de maneira incansável suas mais diversas habilidades entre tantas outras que desenvolveu de maneira brilhante no Ministério Público do nosso estado. Dr. Pedro, a nobreza de suas ações nos faz acreditar ainda mais que a justiça do nosso país tem jeito e a educação está literalmente nas MÃOS de quem acredita nela e NÓS acreditamos.

Para finalizar, deixo duas observações: A HISTÓRIA DE UM HOMEM MEDE-SE PELA SUA CONTRIBUIÇÃO A GERAÇÕES FUTURAS E O VALOR DE UM GRANDE HOMEM NÃO ESTÁ NAQUILO QUE ELE POSSUI, MAS NO QUE ELE DÁ DE SI AOS OUTROS....Na vida, nos deparamos com pessoas comuns, mas que se fazem especiais, não por qualidades específicas, nem por virtudes admiráveis. Especiais sim, por serem capazes de conquistar o outro com humildade, e o senhor nos conquistou. Tenha certeza, DR. PEDRO, que dentre várias obras que realizou, todas com certeza importantes, todavia essa que o Senhor entrega hoje, no CENEP, em definitivo, coloca o seu nome na história de nossa ESCOLA. MUITO OBRIGADO!”

(Trecho do discurso da diretora geral do CENEP, Marcelle de Lucena Noronha Moura, durante a inauguração da quadra poliesportiva da escola, no dia 27 de setembro de 2018).

Fotos: Arquivo pessoal (Facebook), ONG Nova Baraúna e CENEP

PARCEIROS