Notí­cias

31.08.2018

Promotor de Justiça André Mauro Lacerda toma posse como representante da região Nordeste do Comitê Consultivo da UNCMP

Os membros do Comitê Consultivo da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) tomaram posse na última segunda-feira (27). A solenidade ocorreu no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF. O promotor de Justiça e associado da AMPERN, André Mauro Lacerda, tomou posse como representante da entidade na região Nordeste.

Além do membro do MPRN, também tomaram posse a promotora de Justiça Ana Paula Antunes Nery (MP/GO); o procurador de Justiça Antônio Carlos da Ponte (MP/SP); a promotora de Justiça Aurea Regina Socio de Queiroz Ramim (MPDFT); o procurador Regional da República João Akira Omoto (MPF); o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior (MP/TO); o procurador de Justiça Militar Ricardo de Brito Albuquerque Pontes Freitas (MPM); a subprocuradora-geral do Trabalho Sandra Lia Simón (MPT); e a promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi (MP/SC).

Os nove membros empossados formam o Comitê Consultivo da UNCMP junto com o presidente da unidade, o conselheiro do CNMP Lauro Nogueira; o vice-presidente, conselheiro Dermeval Farias; e o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel. Por sua vez, o membro auxiliar do CNMP Marcelo de Freitas, representado na solenidade pelo também membro auxiliar Renee de Souza, exerce a função de secretário-executivo da UNCMP.

Após as assinaturas do termo de posse, iniciou-se a primeira reunião do Comitê Consultivo da UNCMP para debater, entre outros assuntos, as atribuições regulamentares do órgão.

O Comitê Consultivo é um órgão colegiado vinculado à UNCMP. A sua previsão se encontra na Resolução CNMP 146/2016, especificamente no artigo 13, § 2º. Segundo o mesmo dispositivo, o comitê é composto pelo presidente e vice-presidente da unidade, pelo corregedor nacional do Ministério Público e por nove membros do Ministério Público brasileiro, dentre os quais: um membro do Ministério Público Estadual de cada região do país e um membro de cada ramo do Ministério Público da União, todos indicados, em comum acordo, pelo presidente e vice-presidente da UNCMP e submetidos à aprovação do Plenário do CNMP.

De forma geral, o Comitê Consultivo é o órgão responsável pela formulação das diretrizes gerais do ensino, pelo planejamento anual e pela supervisão permanente das atividades acadêmicas e administrativas, conforme o artigo 11 do Regimento interno da UNCMP (Resolução CNMP nº 187/2018).

Com informações do CNMP

PARCEIROS