Notí­cias

29.10.2019

Rinaldo Reis é eleito corregedor nacional do Ministério Público

O ex-PGJ do MPRN e ex-presidente da AMPERN, Rinaldo Reis Lima, que tomou posse no dia 22 de outubro como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, foi eleito, por aclamação, nesta segunda-feira (28/11), durante a 1ª Sessão Extraordinária de 2019 do Plenário do CNMP, corregedor nacional do MP. A posse ocorreu na primeira sessão presidida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e marcou o início da composição formada por conselheiros que tomaram posse para o biênio 2019-2021. Rinaldo Reis foi eleito para um mandato de dois anos, vedada a recondução.

Também houve as eleições para a Ouvidoria Nacional do MP, da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname) e da Comissão Extraordinária de Aperfeiçoamento e Fomento da Atuação do Ministério Público na Área da Saúde.

O presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, participou da cerimônia de posse do novo corregedor nacional do Ministério Público e desejou sucesso ao empossado, estendendo o cumprimento aos novos presidentes de comissões e ouvidor nacional.

Veja os eleitos

Corregedoria Nacional do Ministério Público – Rinaldo Reis Lima

Ouvidoria Nacional do Ministério Público – Oswaldo D'Albuquerque

Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (Calj) – Luiz Fernando Bandeira

Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) – Silvio Amorim

Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) – Valter Shuenquener

Comissão de Enfrentamento da Corrupção – Silvio Amorim (interino)

Comissão da Infância e Juventude (CIJ) – Otavio Luiz Rodrigues Jr.

Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) – Sebastião Caixeta

Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP) – Oswaldo D'Albuquerque (interino)

Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) – Luciano Nunes Maia (interino)

Comissão Extraordinária de Aperfeiçoamento e Fomento da Atuação do Ministério Público na Área da Saúde – Sandra Krieger

Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname) – Oswaldo D'Albuquerque (interino)

Comissão do Meio Ambiente (CMA) – Luciano Nunes Maia

Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) – Luciano Nunes

Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) – Fernanda Marinela (presidente) e Sebastião Caixeta (vice-presidente)

Manifestações

Segundo Augusto Aras, a eleição da composição do CNMP corrobora “o fortalecimento do Ministério Público e das instituições brasileiras, especialmente da Justiça”. O presidente do CNMP ressaltou a importância da independência dos conselheiros e o esforço para a manutenção da unidade do Conselho a fim de que haja um biênio “fortalecido pelo conjunto de seus membros”.

Em discurso, o conselheiro Sebastião Caixeta enalteceu a habilidade de Augusto Aras para “dialogar e construir pontes”. Ele também destacou o “espírito público e a responsabilidade” dos conselheiros do Plenário. Aderindo à fala de Caixeta, o conselheiro Otavio Rodrigues destacou que os membros do CNMP tiveram a sensibilidade para entender o papel da Corregedoria Nacional e para optar por um “caminho de moderação”.

Já Silvio Amorim desejou um trabalho profícuo para o Plenário do CNMP, com o foco nos “bons propósitos e bons caminhos para o MP”. Silvio Amorim também ressaltou a importância da conciliação e do consenso nas manifestações do Plenário. Oswaldo D'Albuquerque parabenizou o presidente do CNMP pela condução eficiente das eleições, ao passo que Sandra Krieger disse ser “uma grande honra ter uma coalizão no entendimento dos eleitos”.

Por fim, Fernanda Marinela, em fala, registrou: “Nesse momento levamos em conta o perfil de cada conselheiro para o cargo e conclamamos o Ministério Público para o foco no objetivo comum”.

Mandatos

O conselheiro Oswaldo D'Albuquerque será o ouvidor nacional do Ministério Público, para mandato de um ano, prorrogável por igual período.

A Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público será presidida pela conselheira Fernanda Marinela, com o auxílio de um vice-presidente, o conselheiro Sebastião Caixeta, ambos com comprovada experiência acadêmica. Eles foram eleitos por aclamação para mandato de dois anos. Já os presidentes das comissões exercem mandato de um ano.

Informações e foto: CNMP/Imprensa

PARCEIROS