Notí­cias

10.03.2023

No Dia Internacional da Mulher, MPRN lança “MP com Elas”

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio do Núcleo de Práticas Autocompositivas de Família, em Natal, o NPA Família, com apoio técnico do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPA) lança nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o projeto “MP com Elas”, voltado para o cuidado com mulheres que exercem a maternidade solo.

A mãe solo é aquela que é responsável, de forma absoluta ou quase em sua totalidade, pelos cuidados diários, criação e provimento de seus filhos.

O projeto busca acolher, com respeito e sensibilidade, as questões inerentes à temática, utilizando a Comunicação Não-Violenta e os círculos de diálogos, em espaços seguros para as mulheres inseridas neste contexto. Visa acolher, formar rede de apoio e, em sendo o caso, encaminhar a mulher para os serviços necessários.

“Na vivência das Promotorias de Justiça de família identificamos um grande número de mulheres na situação de mães solo. São mulheres a quem é imposto a difícil obrigação de, sem o auxílio do pai, gerir em todos os aspectos a criação de seus filhos, ficando em consequência, sobrecarregadas emocionalmente e fisicamente. O ‘MP com Elas’ espera estabelecer uma rede de apoio capaz de contribuir para fortalecer emocionalmente essas mães”, explica a Promotora de Justiça Ana Carolina Lucena de Freitas Sindeaux, Coordenadora das Promotorias de Justiça de família em Natal.

O projeto é coordenado pela promotora de Justiça Ana Carolina Lucena de Freitas Sindeaux, e tem como coordenadora adjunta a promotora de Justiça Andrea Sousa Mariz de Faria. Também integram o “MP com Elas” a assistente ministerial Evelane Vieira, a secretária Executiva do NUPA, Evelyne Cerqueira e as facilitadoras Neylane Santos de Menezes, Malena Targino de Oliveira e Francymare Silverio Pereira Bezerra.

PARCEIROS