Por 62 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, o plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (19), a indicação do ministro Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2026.
Mauro Campbell irá assumir o cargo de corregedor do CNJ, exercido atualmente pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão, cujo mandato termina neste ano. Entre outras atribuições, o corregedor recebe reclamações e denúncias sobre magistrados e exerce funções de inspeção e correição.
O presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, e o 2ºvice-presidente da entidade, Paulo Penteado, acompanharam a sabatina de Mauro Campbell realizada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Também estiveram presentes André Glitz, assessor especial da presidência da CONAMP; o ex-presidente Manoel Murrieta; e representantes da Magistratura.
Na mesma sessão, a CCJ do Senado Federal aprovou a indicação de Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O nome de Antonio ainda aguarda apreciação do plenário do Senado.
Perfil
Mauro Luiz Campbell Marques é graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett no Rio de Janeiro e pela Escola Superior de Guerra (ESG). Atua como ministro do STJ desde 2008 em vaga destinada ao Ministério Público. Há dois anos, é diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados. Campbell Marques ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987. Antes, foi advogado e assessor do Tribunal de Contas do estado.