Notí­cias

05.04.2019

AMPERN apoia o programa “Declaração Cidadã”. Direcione o seu Imposto de Renda para as crianças de nosso Estado.

Você sabia que é possível investir uma parte do seu imposto de renda em um futuro melhor para as crianças e jovens brasileiros?

Isso mesmo! Para quem fizer a declaração do imposto de renda pessoa física no modelo “completo”, é possível destinar até 3% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. E você escolhe para qual estado ou município será feita a destinação!

É doação?

Na prática, não é doação, pois você não pagará mais imposto e nem terá sua restituição diminuída.

No caso de ter sido apurado imposto a pagar na declaração, o programa vai gerar dois DARFs para recolhimento do imposto: um irá para o fundo dos direitos da criança e adolescente escolhido e o outro diretamente para os cofres da União.

Se a declaração tiver apurado imposto a restituir, você usará o programa para emitir o DARF para o fundo escolhido e pagar esse DARF até 30 de abril. Esse valor será devolvido juntamente com a restituição apurada e será corrigido por juros Selic.

Como fazer essa destinação?

Após preencher a declaração de imposto de renda, caso tenha sido escolhido o modelo “completo”, acesse a aba “Resumo da Declaração” e clique em “Doação Diretamente na Declaração – ECA”. Escolha o fundo e informe o valor. O programa do imposto de renda informa o valor total disponível para doação.

Lembrando que o DARF tem que ser pago até 30 de abril.

Quem fiscaliza a aplicação desses recursos?

Os Conselhos Municipais ou Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Ministérios Públicos dos estados.

Por que fazer a destinação aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente?

Essa é uma ação efetiva de cidadania, que interfere diretamente na realidade social na qual atua o Fundo escolhido para receber a destinação.

Por meio dos projetos sociais a serem beneficiados com os recursos, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de atividades educacionais, culturais, artísticas etc., relevantes para a formação integral do ser humano e para a redução da violência em nossas cidades.

PARCEIROS