Notí­cias

01.03.2024

I Mostra de Arte do MPRN será realizada de 8 a 29 de março

A sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) irá receber a I Mostra de Arte do MPRN entre os dias 8 a 29 de março. A Mostra de Arte tem como tema a força transformadora da arte na vida da mulher. Com o evento, o MPRN homenageia as mulheres no mês delas por intermédio das obras das artistas Ivanise, Rosa MC, Lourdinete, Verônica Maria, Olympia Bulhões, Kais Mabelli e Drucilla, todas com vivência nos domínios da arte naïf, uma arte espontânea e intuitiva, sem as amarras das técnicas de representação ou regras acadêmicas. A sede da PGJ irá receber eventos durante o mês da mulher.

“Essa Mostra surge como oportunidade para desvelarmos o fabuloso universo da criação artística experienciada por mulheres, descortinando processos criativos, inspirações e, quase sempre, difíceis trajetórias que permeiam o fazer artístico”, avalia o 13 procurador de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, um dos curadores da Mostra.

A promotora de Justiça Rachel Germano destaca o poder transformador da arte. “É imanente à arte o potencial transformador de vidas, ambiência e sentimentos que tocam tanto quem a realiza – brindando-nos com sua beleza criativa -, quanto quem a aprecia e com ela interage por meio de sensações diversas que são aguçadas e evocados sinestesicamente”.

Para a assessora técnica de Editoração, Nouraide Queiroz, “a arte permite apurar o olhar e mobilizar emoções, provocando experiências, muitas vezes solitárias, mas impactantes na construção da nossa natureza e na forma como nos inserimos no mundo, tornando-se, também, caminhos que percorremos para (re)elaborarmos sentidos e validarmos (ou não) significados universais ou particulares”.

PARCEIROS