Notí­cias

24.11.2023

MPRN se destaca no Prêmio de Inovação do Justiça Exponencial 2023

A edição 2023 do Prêmio de Inovação do J.Ex 2023 reconheceu duas iniciativas do Ministério Público do RN. Foram elas: o projeto SUStentando a Atenção Primária, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde), e o Laboratório de Ciências de Dados, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O primeiro, SUStentnado a atenção primária, ficou entre os finalistas na categoria “Inovação Social”; e o segundo, Laboratório de Ciências de Dados, na categoria “Laboratório de Inovação”.

O Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça.

SUStentnado a Atenção Primária

Com o objetivo de promover o acesso à saúde, com ênfase na atenção primária, o projeto busca a fortalecer a Rede de Atenção Primária em Saúde, nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, fornecendo suporte à Promotoria de Justiça, mediante a realização de inspeções para diagnóstico da situação da rede de Atenção Básica dos municípios; elaboração de planos de medida que auxiliem os Membros na adoção das providências mais eficazes para adequação do serviço; bem como realização de capacitações com os integrantes da rede de atenção dos municípios, contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados na Rede de Atenção Básica dos municípios que serão alcançados por essa iniciativa.

Laboratório de Ciências de Dados

O projeto busca extrair, analisar e interpretar massiva quantidade de dados a partir de diversas fontes, gerando conhecimento e informação para as áreas fim e meio, proporcionando à Instituição o direcionamento das ações e possibilitando trabalhos preditivos. Com isso, pretende-se fortalecer o enfrentamento à criminalidade organizada; potencializar práticas resolutivas da atuação ministerial; e promover maior efetividade no combate à improbidade administrativa pública e crimes contra o patrimônio público.

Prêmio de Inovação

O Prêmio Inovação do J.Ex – edição 2023 – tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas com impacto social. Ele também busca promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de TI e de inovação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

O Prêmio de Inovação é uma iniciativa do J.Ex e conta com o apoio da FIA (Fundação Instituto de Administração), para a realização das avaliações relativas às premiações de projetos. Instituição essa que é reconhecida pela lisura e larga experiência nesse tipo de iniciativa.

PARCEIROS