Notí­cias

21.05.2018

Nova Diretoria e o Conselho Fiscal da AMPERN tomam posse para a gestão 2018-2020

A nova Diretoria e o Conselho Fiscal da AMPERN, eleitos no dia 4 de maio para a gestão 2018-2020, tomaram posse na última sexta-feira (18/05) à noite, no Versailles Recepções. O Presidente, Procurador de Justiça Fernando Batista de Vasconcelos, assume o segundo mandato na Associação, dando continuidade a sua primeira gestão. A Vice-Presidente é a promotora de Justiça Juliana Limeira Teixeira.

A solenidade foi prestigiada por vários associados, fundadores da AMPERN, familiares dos empossados e autoridades, como o Procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite; o segundo Vice-Presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim, representando a entidade; o governador do Estado, Robinson Faria; o senador Garibaldi Alves Filho; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; o presidente da OAB-RN, Paulo Coutinho; o Presidente da AMARN, Herval Sampaio Júnior; a juíza federal Gisele Leite, representando a Justiça Federal; a Procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva, e a promotora de Justiça Mariana Rebelo, representando a Corregedoria-geral do MPRN.

Estiveram também presentes na solenidade os associados Patrícia Antunes Martins e Clayton Barreto de Oliveira, que concorreram na eleição da AMPERN, em chapa adversária à da Diretoria eleita. Tal gesto revela espírito democrático, elegância e maturidade associativa dos referidos associados. O momento atual exige união em defesa da nossa instituição, e das prerrogativas e direitos dos seus membros.  

O promotor de Justiça e agora Diretor Patrimonial da AMPERN, Augusto Flávio de Araújo Azevedo, fez a leitura do termo de posse, seguido pela assinatura de todos os empossandos. O primeiro a saudar a nova diretoria foi o representante da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim, ao se referir à solenidade como uma representação da renovação de lideranças, de sonhos, de espírito e de ânimo do movimento classista, da trincheira de lutas associativas e institucionais do Ministério Público potiguar e brasileiro. “Não posso deixar de ressaltar que o seu trabalho nos últimos dois anos, Fernando, engrandeceu o Parquet desse grandioso estado e a nossa marcha na defesa das prerrogativas do Ministério Público brasileiro”, ressaltou.

Na sequência, o Procurador-geral de Justiça Eudo Leite afirmou: “Trago a mensagem da PGJ de que estaremos juntos, com a parceria já estabelecida no primeiro mandato dessa diretoria. Uma parceria que interessa ao Ministério Público, à Associação, aos seus membros e, sobretudo, à sociedade potiguar. O Ministério Público unido, assim como as demais instituições, traz resultados positivos para a sociedade”.

Por fim, o Presidente reeleito da AMPERN, o Procurador de Justiça Fernando Vasconcelos, fez um breve relato sobre a sua primeira gestão à frente da Associação, citando nominalmente todos os colegas que integraram a diretoria ao seu lado. Destacou os desafios vencidos e as conquistas alcançadas ao longo dos últimos dois anos. “Posso afirmar que todos os que procuraram a AMPERN em busca de apoio tiveram a nossa atenção e atuação. Jamais nos omitimos, deixando de tentar resolver e de lutar em defesa dos nossos associados”, disse.

Sobre a gestão que agora tem início, Fernando Vasconcelos afirmou que vários desafios se apresentam no horizonte. “São muitas as batalhas a serem tratadas, principalmente no cenário nacional, que demanda uma atenção especial nas lutas em defesa do Ministério Público brasileiro. Algumas dessas lutas vêm sendo travadas contra projetos de lei que promovem profundos retrocessos na atuação investigativa do Ministério Público, e isso exige a união de toda a classe e a constante ação das entidades associativas, bem como profundo diálogo com o Congresso Nacional”, destacou.

Em seu discurso, o presidente enfatizou ainda a necessária e urgente a recomposição inflacionária dos subsídios, congelados desde 2015, situação que representa o descumprimento de mandamento constitucional, e defendeu um modelo remuneratório nacional e unificado, que atenda ativos e aposentados. Além disso, realçou a necessidade de se continuar a luta pela aprovação da PEC 63, que reestabelece os adicionais por tempo de serviço, dando sentido à natureza da carreira funcional, valorizando o tempo de serviço, e fazendo justiça aos aposentados, parte integrante de nossa instituição mais prejudicada pelo congelamento dos subsídios e pela perda, na prática, da paridade com os ativos. “Não podemos mais aceitar qualquer solução ou iniciativa remuneratória que não contemplem os aposentados”, enfatizou.

Após a solenidade de posse, foi servido um coquetel aos convidados, ao som da banda Busy, formada pelos associados da AMPERN, promotores de Justiça David Benevides e Marcone Falconi.

 

PARCEIROS