Notí­cias

10.01.2020

Publicada a Política Nacional de Atendimento ao Público no Âmbito do Ministério Público Brasileiro

Foi publicada no Diário Eletrônico do Conselho Nacional do Ministério Público (DECNMP) do dia 20 de dezembro de 2019, a Resolução nº 205/2019, que cria a Política Nacional de Atendimento ao Público no Âmbito do Ministério Público Brasileiro.

A proposição foi apresentada no dia 15 de maio de 2018, na 8ª Sessão Ordinária do ano, pelo ex-conselheiro Erick Venâncio. O relator foi o conselheiro Luciano Nunes Maia, que, em seu voto, levou em consideração diversas sugestões das chefias das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro, além de contribuições de presidentes de associações do MP e do conselheiro do CNMP Sebastião Caixeta. A aprovação ocorreu no dia10 de dezembro, durante a 19ª Sessão Ordinária de 2019.

Para Luciano Nunes Maia, a proposta aprovada, ao prever mecanismos que vão melhorar os padrões de desempenho e qualidade no atendimento ao público, constitui uma importante ferramenta para a efetividade de direitos fundamentais e, por consequência, ao aprimoramento da atividade do Ministério Público.

“A presente proposição se harmoniza sobremaneira com a missão deste Conselho Nacional, consistente em fortalecer, fiscalizar e aprimorar o Ministério Público brasileiro, zelando pela unidade e pela autonomia funcional e administrativa, para uma atuação sustentável e socialmente efetiva”, falou o conselheiro relator.

Ainda para Luciano Nunes Maia, o atendimento ao público é um forte canal de fortalecimento da legitimação social do Ministério Público, pois permite um diálogo mais direto com a sociedade para o recebimento de propostas, reclamações, dúvidas ou mesmo solicitações de providências quanto à atuação do Poder Público.

“Demais disso, o atendimento ao público é essencial para a efetividade ao princípio democrático, esculpido no artigo 1º da Constituição Federal, que tem a cidadania como um dos seus fundamentos”, falou o conselheiro relator.

Veja aqui a íntegra da resolução.

Fonte: CNMP/Imprensa

PARCEIROS