Notí­cias

09.10.2020

AMPERN doa parque infantil para instituição que acolhe crianças e adolescentes no Seridó

Fundada há 28 anos para acolher crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social de Currais Novos e região, a Casa Irmã Ananília, instituição que homenageia a religiosa benfeitora da entidade, ganhou nesta sexta-feira (09) um parque infantil doado pela AMPERN, que faz parte da ação solidária da instituição em comemoração ao Dia das Crianças.

A instalação dos equipamentos contou com a presença do presidente da AMPERN, Marcelo de Oliveira Santos; dos diretores regionais Edgard Jurema de Medeiros (promotor em Currais Novos) e Marcelo Coutinho Meireles (promotor em Cruzeta); dos promotores Sílvio Brito (Acari) e Yves Porfírio de Albuquerque (Florânia); do juiz de direito de Currais Novos, Marcus Vinícius; do Presidente da Casa Irmã Ananília, Marcílio Amorim; do Major da Polícia Militar, Moacir Galdino, e de membros da diretoria da Casa.

“Este ano a diretoria decidiu realizar uma ação solidária no dia das crianças, destinando uma doação para uma instituição do interior do Estado, tendo sido a Casa Irmã Ananília lembrada pelo diretor regional Edgard Jurema”, disse o presidente da AMPERN, Marcelo Santos, afirmando que esta ação solidária da associação está alinhada a um trabalho muito importante para a sociedade, realizado pelo Ministério Público e Poder Judiciário da região. “Estamos orgulhosos por contribuir com esta grandiosa ação, que reafirma o papel do MP de agente de transformação social”, afirmou.

"Seguindo a tradição da AMPERN de sempre festejar, celebrar as datas comemorativas, e diante da situação de distanciamento, a Diretoria Social sugeriu a substituição da festa das crianças por uma ação que beneficiasse crianças e adolescentes. Foi quando surgiu a ideia da AMPERN destinar recursos para uma instituição que atendesse a esse público. A escolhida foi a Casa Irmã Ananília, que está passando por uma reforma e depois de pronta vai proporcionar conforto para as crianças e adolescentes, tanto os acolhidos como os que usam a casa como creche durante o dia”, reforçou a diretora social, Mariana Rebello.

A AMPERN destinou um total de R$ 9.200,00 para a aquisição do parque infantil. Para o presidente da Casa Irmã Ananília, este é um grande presente e representa a realização de um sonho. “Hoje é um dia de gratidão, e graças à AMPERN nossas crianças terão um lindo parque, sonho antigo de Irmã Ananília, que agradece a todos os promotores por esta ação”, comentou Marcílio Amorim

Em 2014 a instituição e o Poder Judiciário local lançaram o projeto da “Casa Lar”, que acolhe menores órfãos, abandonados ou que são retirados da família por decisão judicial, seja por violência doméstica ou uso de drogas. Com este projeto, a Casa passou a acolher crianças e jovens de diversos municípios do Seridó. Em 2018, a instituição ganhou o nome de sua benfeitora, Irmã Ananília.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Currais Novos (CMDCA), Adaildo Santos, falou sobre a importância do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que beneficia 20 projetos sociais que trabalham com crianças e adolescentes do município.

Construção da nova Casa Ir. Ananília

A construção da nova sede é resultado da parceria da Casa Ir. Ananília com o poder judiciário, Ministério Público e sociedade, por meio de mutirões solidários. Os recursos, em sua maioria, são provenientes da destinação da verba de prestação pecuniária oriunda da Comarca de Acari, conveniada com a instituição, que em ação conjunta do Promotor de Justiça Sílvio Brito e do Juiz de Direito Bruno Montenegro, direcionou R$ 225.000,00.

“É um projeto simples e que terá espaços de acolhimento para que as crianças se sintam num ambiente mais confortável e familiar”, disse o promotor Sílvio Brito, que apresentou todo o projeto arquitetônico da casa, que terá como diferencial quartos para famílias adotantes. Ao final, os promotores e a direção da Casa visitaram as obras que, de acordo com o Juiz Marcus Vinícius, deverá ser inaugurada em 26 de novembro.

Clique aqui e confira um vídeo sobre a visita à creche.

Texto e fotos: José Maria Bezerra Júnior

        

PARCEIROS