Notí­cias

28.02.2020

AMPERN instala sistema fotovoltaico que gerará energia solar para a sede administrativa e a sede da Praia de Cotovelo

A AMPERN está concluindo a instalação dos painéis de energia fotovoltaica (solar). O sistema é constituído por 72 painéis que correspondem aproximadamente a uma capacidade instalada total de 23,4 KW de energia, suficiente para suprir o consumo da sede administrativa e da sede da Praia de Cotovelo. O sistema entrará em operação após a liberação de funcionamento expedida pela Cosern. O valor total do projeto foi 85 mil reais.

A autorização para a instalação dos painéis fotovoltaicos foi dada pela Assembleia-Geral da AMPERN realizada no dia 25/10/2019, que também autorizou a contratação financiamento para execução do serviço.

O financiamento foi contratado junto ao Sicoob, única instituição financeira que viabiliza operação de crédito para entidades associativas para instalação de painéis fotovoltaicos, e a prestação será aproximadamente o mesmo valor pago atualmente de energia, de modo que não houve nenhum impacto nas finanças da entidade.

A instalação de energia solar nas sedes da entidade foi uma recomendação do Conselho Fiscal da AMPERN, presidido pelo Procurador de Justiça José Alves da Silva, em razão da economicidade que proporcionará na despesa com energia da associação.

Segundo o projeto de energia solar desenvolvido pela empresa Enerbras para a AMPERN, os painéis solares possuem uma potência de 325Wp e caracterizam-se pelo seu elevado rendimento e confiabilidade. São painéis com tecnologia e engenharia alemã.

A Enerbras é uma empresa instalada em Natal, formada por profissionais qualificados. Possui um quadro técnico com mais de 30 anos de experiência em gestão, planificação e trabalho em conjunto. Foi a primeira empresa a instalar uma usina solar fotovoltaica em regime de microrregião no RN, no ano de 2013, e em Sergipe, em 2014.

Entre os clientes da Enerbras Energias Renováveis no RN estão: o primeiro parque estacionamento solar em microgeração do Nordeste, o Centro de Ensino Profissionalizante do RN (CEPRN), a empresa AçoBrasil, a Pousada Sol e Brisa (Ponta Negra), o condomínio Costa do Atlântico, o posto de combustível Rota do Sol (Av. Ayrton Senna), Brinquedos Lili (Alecrim), a Drogaria Aliança (Alecrim), o Restaurante Rachids (Ponta Negra), a Acqua Forte Indústria (Goianinha), o Bompreço Atacarejo (Extremoz), Andreas Hedinger (São Miguel do Gostoso), Transportes Liderança e a Pousada Maturi (Pipa).

PARCEIROS