A convite do presidente da CONAMP, Dr. Tarcísio Bonfim, e do presidente da AMPERJ, Dr. Cláudio Viana, o presidente da AMPERN, Dr. Clayton, representa a Associação esta semana no Congresso Estadual do Ministério Público do Rio de Janeiro PRECOP 30.
Na abertura, ocorrida na noite desta quarta-feira (14), importante fala da Dra. Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES, que falou dos instrumentos e desafios para o financiamento do desenvolvimento sustentável.
Os trabalhos seguiram na quinta (15), com as palestras do jornalista André Trigueiro, que falou sobre emergência climática, e do Promotor de Justiça Emerson Garcia, que tratou dos desafios para proteção do patrimônio público.
Nesta sexta (16), Dr. Clayton presidiu o 7º painel do evento, que teve como tema os "Desafios Atuais na Carreira do MP" e contou, como painelistas, com as presenças do Conselheiro Paulo Passos, falando de trabalho remoto; o Promotor do MPRJ Mateus Picanço, falando sobre percepção do risco funcional; a Procuradora de Justiça do MPRJ Elisa Fraga, falando sobre o manejo do risco profissional; e o Presidente da CONAMP Tarcísio Bonfim, falando sobre processos legislativos de interesse institucional.
A representação potiguar foi ampliada com a presença da Corregedora-Geral do MPRN, Dra. Sayonara Café, que tambem prestigiou o Congresso e participou das reuniões do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais.
Houve ainda painéis sobre tecnologia e uso da IA, atuação com perspectiva de gênero, combate organizações criminosas. O evento encerra nesta sexta-feira com a palestra de encerramento do Procuradora-Geral da República Paulo Gonet.
A AMPERN parabeniza a AMPERJ e a CONAMP pela realização do congresso, pela escolha dos temas e pelo compartilhamento das informações.