Notí­cias

19.06.2020

CNMP participa de reunião sobre iniciativa que distribuiu quase três milhões de máscaras doadas ao sistema prisional

Nesta terça-feira, 16 de junho, foi realizada, de forma virtual, uma reunião para apresentar o balanço da ação do Todos pela Saúde de doar e distribuir quase três milhões de máscaras de pano para o sistema prisional brasileiro. O mediador do encontro foi o membro auxiliar da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP), Antonio Suxberger.

O CNMP, a Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Instituto Ação pela Paz auxiliaram a execução da ação, que doou máscaras na proporção de três por interno e cinco por funcionário do sistema prisional. O total chegou a 2.804.656 máscaras distribuídas por todo o País. Falta apenas o Estado do Mato Grosso receber as doações.

Na reunião, também estiveram o médico oncologista e cientista, Drauzio Varela; o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça e de Administração Penitenciária (Conseje), Pedro Eurico de Barros; a ouvidora nacional dos Serviços Penais do Depen, Cintia Assumpção; a diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, Maria Solange Senese, além de representantes de outras instituições que compõem ou são parceiras do Todos pela Saúde.

Segundo falas de secretários que integram o Conseje, a situação de pandemia fez as autoridades estaduais de Justiça e Administração Penitenciária se unirem mais, tendo como consequência boas ações em prol tanto dos internos quanto dos servidores no sistema prisional.

Outro ponto destacado na reunião foi o fato de o Ministério Público, por meio de suas unidades estaduais, ter acompanhado a distribuição das máscaras doadas por todo o Brasil. A CSP/CNMP também realizou esse trabalho de acompanhamento, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Clique aqui para ver a apresentação completa sobre a distribuição das máscaras e o cenário da Covid-19 no sistema prisional brasileiro.

Todos pela Saúde

A iniciativa Todos pela Saúde é um grupo de especialistas de diversos setores da saúde que colaboram no combate ao coronavírus. O objetivo é contribuir na luta contra a pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública.

As atitudes do grupo se dão por meio de quatro eixos: informar (esclarecimento da população e treinamento para uso de equipamentos); proteger (compra de equipamentos de proteção e prevenção, como máscaras, e uso de telemedicina); cuidar (compra de testes e equipamentos hospitalares, construção de hospitais de campanha e novos leitos de UTI); e retomar (investimento no preparo da sociedade para retorno à normalidade).

PARCEIROS