Notí­cias

18.12.2020

Corregedoria Nacional do MP realiza correição no MPRN

Esta semana, a equipe do CNMP realizou correição no MPRN para verificar o trabalho das Promotorias de Justiça que atuam nas áreas de combate aos crimes violentos letais intencionais, no funcionamento do sistema prisional e observar as ações de controle externo da atividade policial nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. O Presidente da AMPERN, Marcelo Santos, participou da mesa nas solenidades de abertura e encerramento dos trabalhos.

O corregedor Nacional do Ministério Público, conselheiro Rinaldo Reis Lima, explicou que o CNMP iniciou um ciclo de correições extraordinárias em estados das regiões Norte e Nordeste, justamente pelos altos índices verificados pelo Atlas da Violência.

“Os dez estados mais violentos do Brasil estão no Norte e Nordeste. Estamos nos referindo aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), então, nosso papel é verificar justamente o que está acontecendo e buscar parcerias para enfrentar essa realidade. Falo com propriedade em relação ao RN porque sou promotor de Justiça daqui, já fui procurador-geral de Justiça e sei da nossa realidade. Esse desafio tem que ser encarado por todos conjuntamente”, disse.

Também esta semana, na última quarta-feira (16), o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, acompanhado pela procuradora-geral de Justiça adjunta do MP/RN, Elaine Cardoso, reuniu-se com o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e com a cúpula da segurança pública potiguar. Na reunião, foram debatidas as primeiras observações decorrentes da correição extraordinária realizada esta semana no MP/RN.

Elaine Cardoso falou que a visita da Corregedoria Nacional do Ministério Público com ênfase na atuação criminal “reflete a preocupação de um tema essencial hoje para toda a sociedade”. O vice-governador Antenor Roberto destacou as ações de estruturação do Governo nos últimos dois anos na área.

Participaram, ainda, da reunião o conselheiro do CNMP e ouvidor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto; o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jaime de Cássio Miranda; o chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, José Augusto de Souza Peres Filho; o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Alessandro Santos de Miranda; e a coordenadora substituta de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Vera Leilane Mota Alves de Souza.

Fonte: MPRN/Imprensa

PARCEIROS