O presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, participou, nesta terça-feira (1º), de audiência pública promovida pelo Grupo de Trabalho que trata da reforma administrativa na Câmara dos Deputados. O GT foi criado em 28 de maio pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o objetivo de buscar maior eficiência na máquina pública brasileira. O grupo tem 45 dias para apresentar um relatório, e a expectativa é que o texto seja votado no Plenário ainda este ano, antes do recesso parlamentar de julho.
A CONAMP e demais entidades da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) defenderam a autonomia e a independência das carreiras jurídicas, destacando que o setor público tem aumentado sua produtividade.
“O serviço público brasileiro, e as responsabilidades que lhe cabem, não podem ser analisados apenas sob uma ótica de custo, mas sim de valor. Se é verdade que precisamos, nesse processo, construir um modelo que atenda às expectativas da sociedade, também é necessário reconhecer e valorizar as nossas carreiras e as pessoas que as compõem”, declarou. “Construir uma sociedade livre, justa e solidária é dever do Estado. A perspectiva de um serviço público que entrega e cumpre sua missão precisa ser vista agora, neste cenário atual”, finalizou.
Confira a íntegra da manifestação do presidente da CONAMP: