Notí­cias

09.10.2020

Entidades solicitam participação paritária em comissão criada para reformar legislação sobre lavagem de dinheiro

Entidades associativas representantes de membros do Ministério Público, Auditores Fiscais, Delegados Federais, Carreiras Típicas de Estado e Auditores de Controle Interno Público protocolaram, na última terça-feira (06), requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados solicitando a participação paritária das carreiras responsáveis pelo combate ao crime de lavagem de dinheiro e afins na comissão de juristas recentemente criada. A comissão é responsável por elaborar o anteprojeto de reforma da Lei nº 9.613/1998, que institui o delito de lavagem de capitais e dispõe sobre mecanismos de repressão à criminalidade econômica, expor e ao final requestar.

Até o momento, foram designados 44 membros para a comissão, sendo que 24 são oriundos da advocacia, 13 são membros do Poder Judiciário e 7 são membros do Ministério Público. “[...]as entidades manifestam preocupação com a ausência na presente Comissão de diversos atores diretamente envolvidos no Sistema Brasileiro de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro [...] Há diversos agentes públicos com expertise para contribuir no presente debate e aperfeiçoamento legislativo”.

“Diante desse contexto, as entidades subscritoras do presente, manifestam o desiderato de contribuir com os trabalhos e explicitam seja levado em conta a necessidade de maior amplitude do debate, inclusive com a sugestão de que a composição da comissão seja paritária, possibilitando assim, que todos os atores envolvidos no trabalho de repressão e combate à lavagem de dinheiro tenham participação ativa no processo dialético legislativo”, afirma o documento.

Fonte: CONAMP/Imprensa

PARCEIROS