Notí­cias

27.03.2020

Membros do MPRN assumem colegiados nacionais do Ministério Público

O promotor de Justiça e coordenador do Ceaf, Marcus Aurélio de Freitas Barros, tomou posse, na última quarta-feira (25/03), como novo presidente do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP).

Com mandato de um ano, Marcus Aurélio assume a função em meio à situação de crise causada pela pandemia pelo Coronavírus. “Problemas complexos impõem novos desafios ao MP, exigindo estudo e capacitação permanentes. O CDEMP e seu braço operacional, a Escola Nacional do MP (ENAMP), precisam estar mais próximos do Ministério Público do Brasil e serem espaços estratégicos para preparar os colegas para conduzir a atuação ministerial em áreas fundamentais. Esse é o desafio da nova gestão!”, explicou Marcus Aurélio.

No mesmo ato, tomaram posse os demais membros da nova diretoria do CDEMP: Rodier Barata Ataide (Vice-Presidente), Caroline Vaz (Secretária Executiva), e Wagner Cezar Fachone (Diretor Financeiro).

Além disso, ainda foram empossados os integrantes do novo Conselho Fiscal do CDEMP: Silvio José Menezes Tavares (MPPE) e o Márcio Rosa da Silva (MPRR), como membros titulares. Bem como também tomou posse a nova Diretoria e Diretoria Adjunta da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP): Marcelo André de Azevedo do MPGO (Diretor) e Eunice Pereira Amorim Carvalhido do MPDF (Diretora Adjunta).

Também tomou posse o promotor de Justiça e ouvidor do MPRN, Erickson Girley Barros dos Santos, no cargo de presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União – CNOMP para a gestão 2020/2021. Conforme as medidas de segurança e de isolamento, não foi possível a realização da 47ª Reunião Ordinária do Colegiado, que aconteceria em Natal/RN nos dias 26 e 27 de março, assim como a cerimônia de posse.

Na última sexta-feira (27/03), a posse do novo Presidente e da nova Diretoria ocorreu de forma virtual com a assinatura de todos de seus termos devidamente encaminhados pela Presidência anterior.

O novo Presidente agradeceu a todos, conclamando para que as Ouvidorias Ministeriais possam ganhar mais visibilidade institucional, tornando-se um grande canal para as demandas sociais, inclusive no que diz respeito àquelas informações que se encontram sob responsabilidade dos órgãos ministeriais.

Confira abaixo os integrantes da gestão que assumirá a Diretoria do CNOMP:

Presidente – Erickson Girley Barros dos Santos (MPRN)

Vice-presidente – Maria de Lourdes Souza Gouveia (MPM)

Secretária – Cleusa Boyda de Andrade (MPBA)

Diretora de Comunicação – Selma Magda Pereira (MPPE)

Diretora de Patrimônio Cultural – Roselis de Souza (MPRR)

Diretor de Finanças – Lean Antônio Ferreira (MPAL)

Diretora de Planejamento Estratégico e de Acompanhamento Legislativo – Orlandina Brito Pereira (MPGO)

Vice-presidência (Região Norte) – Leandro Protela Steffen (MPAC)

Vice-presidência (Região Nordeste) – Carlos Augusto Alcântara Machado (MPSE)

Vice-presidência (Região Centro Oeste) – Juliano Baiocchi Villa Verde (MPF)

Vice-presidência (Região Sudeste) – Eliezer Siqueira de Sousa (MPES)

Vice-presidência (Região Sul) – Ney Roberto Zanlorenzi (MPPR)

 

 

PARCEIROS