Notí­cias

16.12.2022

MPRN conhece vencedores do MP Premia 2022

“Esse momento foi pensado para tocar o coração de todos”. Com esse ideal, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, abriu a solenidade de divulgação dos vencedores do MP Premia 2022. O evento foi realizado nesta sexta-feira (16) no Plenário da PGJ e contou com a presença do vice-presidente da AMPERN, Dr. Clayton Barreto. 

A afirmação da PGJ se conecta diretamente com a palestra “Hospitalidade: ativando o modo humano”, proferida pela professora, pós-doutora pela Universidade do Minho (Portugal), Juliana Vieira. Ela trouxe um momento de reflexão sobre o lado humano em meio às mudanças cada vez mais aceleradas que o mundo atual tem se submetido.

Na sequência, foram apresentados os vencedores das quatro categorias do MP Premia: “Projetos Destacados: Justiça e Cidadania – Área Finalística”, “Projetos Destacados: Justiça e Cidadania – Área de Apoio”, “Projetos Destacados: Melhoria e Modernização das Atividades de Apoio” e “Iniciativas Inovadoras”. Confira:

Projetos Destacados: Justiça e Cidadania – Área Finalísticas
1º Lugar: 
Grupo reflexivo de homens: consiste num grupo de homens em processo judicial, que estejam envolvidos em contexto de violência doméstica e familiar, no intuito de promover reflexão sobre seus atos, evitando futuras agressões.

2º Lugar
Proteção em rede: projeto que busca implantação e aprimoramento dos serviços, de forma articulada, para definir procedimentos, ações e formação na área de defesa da infância e juventude.

Projetos Destacados: Justiça e Cidadania – Área de Apoio
1º Lugar
Arcanjos: projeto desenvolvido em articulação com outras instituições para a criação de um modelo de combate continuado dos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. 

2º Lugar
Laboratório de Orçamento e Políticas Públicas (Loop): O laboratório pretende criar mecanismos de acompanhamento e controle da execução orçamentária vinculada à consecução de políticas públicas, para subsidiar a atuação dos promotores de Justiça.

Projetos Destacados: Melhoria e Modernização das Atividades de Apoio

1º Lugar
 FormarMP: Busca oferecer capacitações de maneira mais aprofundada, com curso de formação continuada com carga horária mais extensa , que possibilitem um aprimoramento profissional mais efetivo.

2º Lugar
e-MP – sistema de virtualização de processos: projeto de virtualização de processos judiciais, extrajudiciais e administrativos, no intuito de dar mais celeridade e segurança nos trâmites processuais. 

Iniciativas Inovadoras
1º Lugar 
Obra fácil: propõe uma rotina de acompanhamento e fiscalização, em tempo real, de obras de engenharia em andamento.

2º Lugar
Abastece SUS: busca propor medidas a serem adotadas pela gestão municipal no ciclo de assistência farmacêutica pública, contemplando desde a programação até a aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e de insumos. 

O MP Premia é uma iniciativa que procura estimular, identificar e disseminar ideias, programas, projetos desenvolvidos por integrantes que venham a contribuir para a entrega de valor à sociedade. Para a procuradora-geral de Justiça, além disso, o MP Premia é uma foram da instituição reconhecer o esforço e a entrega que todos tiveram ao longo do ano.

“Essa premiação é uma foram de agradecermos a todos, não apenas os vencedores, mas cada um que faz parte do MPRN. E que ela sirva para despertar nosso desejo de mudança, tanto no nosso ambiente de trabalho quanto nas formas como desempenhamos nossas funções. Tendo sempre como foco promover mudanças para a vida das pessoas que buscam o MPRN, pois a sociedade é o nosso destinatário final”, finalizou Elaine Cardoso. 

A solenidade contou também com uma homenagem a duas pessoas que deixaram o MPRN em 2022. A ex-procuradora de Justiça Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo, que deixou a instituição para assumir o cargo de desembargadora no TJRN; e a promotora de Justiça Zenilde Ferreira Alves, que se despede da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Natal.

PARCEIROS