Foi eleita por aclamação, nesta quarta-feira, 14 de abril, em reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), a nova presidente do colegiado, procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei.
O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, o 1º vice-presidente, Tarcísio Bonfim, e o secretário-geral da entidade, Romão Ávila Jr., participaram da reunião e acompanharam a eleição.
A nova presidente do CNPG substitui o procurador-geral de Justiça do MPRS, Fabiano Dallazen. Na oportunidade, também foram eleitos na ocasião os vice-presidentes regionais e os presidentes dos grupos nacionais do CNPG.
Ainda durante a reunião foi definida para o dia 28 de abril a eleição da lista tríplice dos indicados à representação dos MPs Estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Participação de parlamentares
A proposta de emenda à Constituição da Reforma Administrativa foi o primeiro tema dos debates com participação do relator do projeto e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado federal Darci de Matos. Em sua manifestação, o deputado revelou sua intenção de apresentar o relatório na primeira semana de maio para que a matéria vá à votação ainda esse ano. Também participou da reunião do CNPG, de forma virtual, o senador Lucas Barreto, titular da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
Também estiveram presentes na reunião, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Murrieta Rinaldo, o corregedor Nacional, Rinaldo Reis; os conselheiros do CNMP Oswaldo D’Albuquerque e Marcelo Weitzel Rabello de Souza, o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira; e secretário-executivo do CNPG, Júlio César de Melo.
Confira a nova composição do CNPG:
Presidente
Procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei
Vice-presidente Região Centro-Oeste
Procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda
Vice-presidente da Região Nordeste
Procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas
Vice-presidente Região Norte
Procuradora-geral do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues
Vice-presidente Região Sudeste
Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior
Vice-presidente Região Sul
Procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin
Vice-presidente do Ministério Público da União
Procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte
Com informações do CNPG