Notí­cias

03.11.2020

Promotor de Justiça Rodrigo Pessoa é empossado novo ouvidor do MPRN

O promotor de Justiça Rodrigo Pessoa de Morais, da 1ª Promotoria de Mossoró, foi empossado novo ouvidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Uma sessão virtual do Colégio de Procuradores de Justiça nesta terça-feira (3) deu posse ao promotor no cargo. Entre as metas de Rodrigo Pessoa, está implementar uma Ouvidoria proativa.

“Nossa Ouvidoria já trabalha com muita qualidade, atendendo tanto demandas externas quanto internas. Pretendo fazer com que a Ouvidoria do MPRN seja suporte para atuação institucional, relatando as reais necessidades do cidadão”, comentou Rodrigo Pessoa.

O promotor de Justiça ficará à frente da Ouvidoria do MPRN no biênio 2020/2022. “Quero implementar uma Ouvidoria interna proativa, ouvindo, com qualidade, os membros, servidores e colaboradores da nossa instituição. Já na atuação externa, vamos, logo após o fim da pandemia, realizar audiências públicas, encontros institucionais com a efetiva participação popular, buscando apreender as expectativas do cidadão para com o MPRN”, falou.

O presidente da AMPERN, Marcelo Santos, participou da posse e, em seu discurso, ao mesmo tempo em que saudou o novo ouvidor do MPRN, destacou a atuação do promotor de Justiça Erickson Girley Barros, que esteve à frente da Ouvidoria até o dia de hoje.  Segundo Marcelo Santos, o grande desafio que se impõe às Ouvidorias consiste em estreitar, cada vez mais, os laços entre a instituição e o destinatário final de toda a atuação ministerial, que é o cidadão. “Hoje eu tenho a felicidade de afirmar que o MPRN deu um importante passo nessa direção por meio da gestão do dr. Erickson Girley Barros dos Santos à frente da Ouvidoria. Dr. Erickson, a AMPERN o parabeniza e o aplaude de pé pelo trabalho exemplar, pela firmeza, pela transparência e pelos importantes resultados alcançados”, afirmou.

E continuou: “Afirmo ainda, sem medo de errar, que esta missão hoje passa a ser capitaneada por um profissional da mais alta competência e absolutamente vocacionado para o relevante trabalho da Ouvidoria. Dr. Rodrigo tem carisma, tem moderação, busca sempre o consenso, valoriza o diálogo e, sobretudo, tem o importantíssimo dom de escutar com atenção - e nada mais adequado para o cargo de ombudsman”, enfatizou o presidente da AMPERN.

Rodrigo Pessoa ingressou no MPRN em 2010. Foi promotor substituto nas Promotorias de Campo Grande, Caraúbas e Umarizal. Em seguida foi promovido por merecimento para primeira entrância na Promotoria de Marcelino Vieira. Em nova promoção por merecimento, atuou na Promotoria de São Miguel. E, posteriormente, com a mesma forma de promoção, foi para terceira entrância na 2ª Promotoria de Pau dos Ferros.

Desde fevereiro deste ano, através de permuta, se encontra lotado na 1ª Promotoria de Justiça de Mossoró, onde já atuou para formalização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o MPRN, Governo do Estado e Município de Mossoró que resultou no funcionamento de um hospital para atendimento exclusivo aos pacientes com coronavírus na cidade, prática que foi pioneira no Estado, sendo replicada em outros municípios.

Fonte: MPRN/Imprensa, com acréscimo de informações da Assessoria de Imprensa da AMPERN.

PARCEIROS